Mitos do Empreendedorismo que precisam ser derrubados

mitos-empreendedorismo

Muito provavelmente, você ao menos já conversou com alguém sobre ter o próprio negócio ou até tem planos concretos de partir para essa empreitada. Motivos para pensarmos nisso não faltam: vontade de ter autonomia no trabalho, melhora de padrão financeiro, realização na carreira, crise econômica no país etc. Mas nós, como empreendedores e defensores do bom empreendedorismo, nos sentimos na obrigação de fazer um alerta sobre os mitos que circulam pela internet, em páginas de gurus e até mesmo nas conversas de bar. Se alguns dos pensamentos abaixo passam pela sua cabeça, é hora de refletir com a gente. Veja:

 

Vou trabalhar menos e ganhar mais

“Quero fazer o meu próprio horário, trabalhar menos tempo e ganhar mais dinheiro!”. Ouvimos essa frase com certa frequência quando conversamos com pessoas que querem empreender. Mas, vamos ser francos, ela precisa ser corrigida para “vou trabalhar mais e pode ser que eu ganhe mais também”. O empreendedor precisa ter a consciência de que ter o próprio negócio demanda um esforço diferente, preocupações específicas e ampliação do conhecimento para outras áreas, o que o leva a sair da zona de conforto. Isso não quer dizer que empreender é ruim, pelo contrário: é muito bom trabalhar pelo que acreditamos e sonhamos. Entretanto, esqueça a ideia de que o trabalho vai diminuir e que haverá um horário limite de expediente. Dinheiro fácil só existe na ficção do cinema.

 

Prefiro não trabalhar para os outros

“Chegou a hora de eu ser patrão, cansei de trabalhar para os outros.” Essa frase também é garantida em nossas reflexões sobre empreendedorismo. Bem, primeiramente, trabalhar para alguém não é sempre ruim. Em segundo, o empreendedor pode não ser empregado de alguém, mas ele sempre trabalha para alguém. Quando temos um negócio próprio, trabalhamos para o nosso cliente que, acredite, pode ser muito mais exigente que um chefe!

 

Vou ficar rico

“Agora que serei empresário, logo estarei rico”. A primeira pergunta que devemos fazer é: o que é riqueza para você? Além de ser uma resposta relativa, empreender não garante riqueza. Pode ser que aconteça? Claro! Mas o propósito central nunca deve ser esse. Empreender é criar, inovar ou fazer algo funcionar com sustentabilidade, o que pode trazer ganhos financeiros fora do padrão ou ser uma fonte de renda sustentável, mas sem luxo. A riqueza adquirida será a experiência e vivência como empreendedor, essas sim são garantidas e muito mais valiosas.

 

Para empreender, basta querer

Esse tópico pode parecer polêmico para alguns, já que existem gurus do empreendedorismo que adoram essa máxima do “querer é poder”. Mas, como empreendedores e parceiros de outros empreendedores, dizemos com tranquilidade que um negócio de sucesso não depende apenas do nosso desejo. A vontade é apenas um dos ingredientes que compõem uma lista grande de elementos fundamentais, como uma boa ideia (colocada em prática), perseverança, capital mínimo, conhecimento do mercado, entre outros.

 

A Epicentro está aqui justamente para evitar que você caia nesses mitos

Ao colocar esses mitos aqui, estamos querendo te fazer desistir de empreender? Claro que não! Na verdade, a nossa intenção é contrária a isso. Justamente por saber de todos esses mitos, levamos o empreendedorismo muito a sério. Não é por acaso que o nosso principal serviço é o Estudo de Viabilidade, em que identificamos se a criação de uma pousada ou hostel é viável. Empreender é incrível, pode ser muito rentável e vai muito além de “ganhar dinheiro”.


Quer bater um papo com a gente? Agende a sua consultoria grátis clicando aqui ou enviando um e-mail para contato@epicentroconsultoriacom.br .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: